sábado, 20 de julho de 2013

Merkel: A Mulher Bolchevique

Na foto: Angela Merkel com 17 anos em 1972, na altura chamava-se oficialmente Angela Kasner e podemos vê-la sorridente no seu esplêndido uniforme, em exercícios de defesa civil e ao lado de um oficial militar da República Democrática Alemã.
























Na República Democrática Alemã (RDA), todos aqueles que quisessem prosseguir estudos no ensino superior, eram obrigados a participar em exercícios de defesa civil como aquele em que vemos Angela Merkel a participar na foto acima.[1]

Os exercícios de defesa civil na RDA incluíam treino de preparação para oferecer primeiros socorros em caso de necessidade e preparação para o caso de uma guerra nuclear.[2]

Segundo o Mail Online, a photo inédita em que Angela Merkel surge ao lado de um oficial militar da RDA foi encontrada pela antiga colega de escola da mesma, Sonja Fessberg de 58 anos.[3]

Aparentemente, as ligações de Angela Merkel com o regime político da RDA ter-se-ão iniciado muito mais cedo do que se julgava, pois veio agora ao cimo a informação de que Angela Merkel trabalhou em tempos na secretaria de propaganda da Freie Deutsche Jugend (FDJ).[4]


Estandarte da "Freie Deutsche Jugend". (Frente e verso.)


Ora, para quem não saiba, a FDJ era uma espécie de Juventude Hitleriana versão Comunista. Oficialmente a FDJ funcionava com base numa estrutura paramilitar e tinha a função de ser uma força auxiliar das Forças Armadas da RDA em caso de guerra.[5] Curiosamente, estas eram exactamente as mesmas funções da Juventude Hitleriana até à sua extinção com a derrota do III Reich... 

A FDJ era também uma organização pertencente à Frente Nacional da República Democrática Alemã e tinha representantes seus na Volkskammer[6] que correspondia basicamente ao que nós chamamos de Parlamento ou Assembleia da República. Oficialmente, a pertença à FDJ era voluntária, mas era práticamente impossível conseguir entrar na universidade ou arranjar um emprego decente se nunca se tivesse sido membro da FDJ.[7]

Para além disto, cumpria à FDJ a tarefa de enquadrar ideológicamente a juventude da RDA e prepará-la psicológicamente para o "embate final" com o mundo capitalista, algo que durante décadas se considerou como sendo não apenas desejável, mas inevitável.

Tudo isto é normal e faz parte do historial de vida de quem viveu na antiga RDA. Não julgo que alguém deva hoje ser criticado e enxovalhado por ter pertencido em tempos à FDJ. 

O que não é normal são os esforços inúteis de Angela Merkel para esconder o seu passado. O que é que ela teme? O que é que Angela Merkel esconde sobre a sua juventude na RDA? Talvez nada. Possivelmente Angela Merkel tem apenas vergonha desse passado e não o deseja reviver. Mas também pode haver um segredo muito negro e obscuro debaixo do tapete que está a fazer com que Angela Merkel tente esconder o seu passado de uma forma tão empenhada.

Seja o que for, toda esta história traz-me à memória as palavras de uma ucraniana que passou a sua infância na União Soviética e me contou há cerca de um ano atrás isto que eu transcrevo aqui da melhor forma que a minha memória me permite:

"Pessoas como Angela Merkel não podem governar países. Esta gente que foi criada com aquela mentalidade comunista nunca muda. Eu sei do que falo porque vivi nesse mundo. Na União Soviética só se falava em poupar, poupar, poupar. Os comunistas são obececados com a poupança. Toda esta austeridade que a Angela Merkel está a aplicar aos países da Europa do Sul é o exemplo da mentalidade comunista no seu melhor. Vocês portugueses agora queixam-se da austeridade, mas austeridade a sério conheci eu bem na União Soviética. As pessoas nunca tinham falta de dinheiro porque os políticos mandavam sempre imprimir muitas notas para criar a ilusão de riqueza. Mas havia dias em que não havia comida nas lojas do Estado. Queríamos carne para comer e não havia. Outras vezes faltava o pão ou o leite. Os últimos anos antes da queda da União Soviética foram os piores, era uma desorganização total. A minha mãe uma vez esteve 16 horas numa fila para comprar um kilo de pão! Pessoas assim, como a Angela Merkel, não podem governar países e se ficarem muito tempo no poder vão destruir tudo."

________________________________________________________________

Notas:
[1] - HALL, Alan - Merkel, the Red footsoldier: German chancellor under fire over Communist links as image of her in uniform is released. Link: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2328536/Angela-Merkel-Communist-links-new-image-uniform-released.html. Data da última consulta: 20 de Julho de 2013.
[2] - HALL, Alan - Merkel, the Red footsoldier: German chancellor under fire over Communist links as image of her in uniform is released. Link: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2328536/Angela-Merkel-Communist-links-new-image-uniform-released.html. Data da última consulta: 20 de Julho de 2013.
[3] - HALL, Alan - Merkel, the Red footsoldier: German chancellor under fire over Communist links as image of her in uniform is released. Link: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2328536/Angela-Merkel-Communist-links-new-image-uniform-released.html. Data da última consulta: 20 de Julho de 2013.
[4] - HALL, Alan - Merkel, the Red footsoldier: German chancellor under fire over Communist links as image of her in uniform is released. Link: http://www.dailymail.co.uk/news/article-2328536/Angela-Merkel-Communist-links-new-image-uniform-released.html. Data da última consulta: 20 de Julho de 2013.
[5] - HISTORICAL BOY'S UNIFORMS - German Democratic Repúblic: Youth Movement. Link: http://histclo.com/youth/youth/org/pio/pioneerg.htm. Data da última consulta: 20 de Julho de 2013.
[6] - HISTORICAL BOY'S UNIFORMS - German Democratic Repúblic: Youth Movement. Link: http://histclo.com/youth/youth/org/pio/pioneerg.htm. Data da última consulta: 20 de Julho de 2013. 
[7] - HISTORICAL BOY'S UNIFORMS - German Democratic Repúblic: Youth Movement. Link: http://histclo.com/youth/youth/org/pio/pioneerg.htm. Data da última consulta: 20 de Julho de 2013.

João José Horta Nobre
20 de Julho de 2013

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...