quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Aquilo Que os Democratas Não Compreendem Sobre a Rússia




Aquilo que os democratas insistem em não compreender sobre a Rússia, é que a única forma de se conseguir governar um País-Império assim, é em ditadura, pois não é possível manter unido uma miscelânea de povos tão diversa, sem levar a cabo uma política de "mão pesada" sobre os mesmos. A desastrosa tentativa de democratização da Rússia - forçada pelos Estados Unidos - nos anos 1990, confirmou isto na perfeição. 

Não tenho a mínima simpatia por Putin - um homem cujo governo continua a financiar o PCP às escondidas e que cometeu uma bárbara e desnecessária agressão na Ucrânia - mas reconheço que é impossível governar a Rússia de forma democrática e uma pessoa inteligente como o José Milhazes devia saber isto melhor que ninguém. 

João José Horta Nobre
29 de Dezembro de 2015

4 comentários:

  1. A Rússia sempre foi governada com mão-de-ferro: na Monarquia pelos czares, na República pelos comunistas e agora pelo Putin.

    ResponderEliminar
  2. Como pode afirmar isso se a Rússia praticamente nunca viveu em democracia? É como comentar o sabor do caviar sem nunca o ter provado. Espere uns dias, vai ter uma surpresa e motivo para continuarmos a discussão. Feliz Ano Novo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, a Rússia praticamente nunca viveu em democracia, precisamente porque esse País é incompatível com a democracia. Aplicar a democracia na Rússia levaria inevitavelmente à desfragmentação da Federação Russa no médio/longo prazo.

      Feliz ano novo para si também.

      Eliminar
  3. as 3 grandes populações da russia são ,por ordem : os mestiços, seguidos pelos eslavos e povos do caucaso - esses possuem origem turca e em su grane maioria só divergem no idoma e nas tradições.
    A esmagadora maioria dessas mais de cem etnias da russia não possuem mais que 10 mil membros cada .

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...