sábado, 20 de fevereiro de 2016

Ontem Morreu Um Dos Meus Maiores Mestres

Umberto Eco (1932 - 2016)

Foi com bastante surpresa que recebi ontem a notícia da morte de Umberto Eco (1932 - 2016), infelizmente vitimado por um cancro do pâncreas - a mesma maldita doença que matou um dos meus próprios tios em 1999. Infelizmente, os bons vivem sempre demasiado pouco, um escritor da craveira de Umberto Eco, precisaria de viver no mínimo uns cinco séculos de forma a poder revelar todo o seu génio, mas a "porca miséria" é que a vida é assim e portanto não há nada a fazer.

Morreu o homem, fica a obra. Destas, aquela que considerei e considero como tendo sido a mais notável, é Baudolino, literalmente um conto fantástico medieval, passado em plena quarta cruzada e onde não faltam as criaturas mitológicas, que eram presença obrigatória em qualquer bestiário que se prezasse da Idade Média.

Umberto Eco foi e deve ser para sempre recordado com um verdadeiro Mago da literatura, a Europa perdeu ontem um dos seus maiores.

João José Horta Nobre
20 de Fevereiro de 2016
 

1 comentário:

  1. Mais um.................que se vai.

    Mais um que passou a vida toda a preencher as mentes vazias com histórias fantasiosas e com a conta bancária cheia de dólares por conta da venda de seus livros "fantásticos".

    Só porque estudava "semântica" e "semiótica" não quer dizer que era o máximo.

    Estudava "semântica" e "semiótica" apenas para enriquecer seu vocabulário e para dá vazão a suas figuras imaginárias, apenas para vender livros e dá palestra e encher a pança.

    Um "intelectual" que escreve um livro sobre o "feio" já tá dizendo quem é.

    O que me deixa interrogado é que não consigo compreender o que a semântica e a semiótica pode acrescentar na tentativa de resolução dos problemas da humanidade, é isso que não consigo entender neste mundo de vaidades.
    Evita as guerras?
    Evita a perversão sexual?
    Evita o ISIS-estado islâmico;
    Evitou a 1 e 2 guerra?
    Evitou a ascensão do falso socialismo?
    Evitou as Feminazis?
    Evitou o exercito de homossexuais?
    Evitou o cancro de Humberto Eco?

    Alguém há de me perguntar: E o Judeu de nome Jesus, evitou acontecer estas coisas que citastes?

    Ai, se fosse explicar, seria como dá murro em ponta de faca!

    Não estou a achar um bem a sua Morte, estou apenas a criticar de como são fúteis na maioria, a razão de viver para 99% dos homens.

    Fico por aqui.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...