quinta-feira, 12 de maio de 2016

A Lemúria




Apesar de a minha formação ser em História e eu já saber desde há muito que o Cristianismo é uma "colagem" muito bem elaborada de Judaísmo com Paganismo, isso não me impede de ainda assim continuar a ficar surpreendido com a quantidade de tradições espirituais pagãs, que pouco a pouco, vou descobrindo e redescobrindo dentro do seio da Cristandade.

Isto já não se trata apenas de um ou de outro elemento, trata-se mesmo de plágio religioso em larga escala. Desde os santos, aos festiviais, passando pela própria teologia cristã, os elementos que o Cristianismo copiou dos cultos pagãos são tantos que nunca deixam de surpreender. Assim se explicam as "caças às bruxas" na Idade Média e toda a paranóia da Igreja Católica com as "seitas hereges". 

Na realidade, o que os católicos (e protestantes) sempre temeram, é um Renascimento pagão, daí toda a obsessão em perseguir e difamar tudo aquilo que fugisse à "cassete" cristã, precisamente para tentarem limpar da face da Europa, todos os vestígios de Paganismo que conseguissem encontrar e garantir assim o monopólio religioso do Cristianismo.

João José Horta Nobre
12 de Maio de 2016

5 comentários:

  1. A mim parece-me que a obsessão existe, mas da parte de alguns pagãos em relação ao cristianismo, a começar pelo Gladio. Se fossemos por aí todo o cristianismo era uma cópia do paganismo. Mas o engraçado é que o cristianismo superou o paganismo, mesmo sendo uma cópia. Os pagãos da altura seriam tolinhos, para trocarem o original por contrafacção.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «Se fossemos por aí todo o cristianismo era uma cópia do paganismo.»

      Nunca ninguém disse que todo o Cristianismo é uma cópia do Paganismo. Mas que este usurpou uma larga quantidade de feriados, santos e tradições religiosas aos pagãos, lá isso usurpou.

      «Os pagãos da altura seriam tolinhos, para trocarem o original por contrafacção.»

      Já abordei isso aqui:

      http://historiamaximus.blogspot.pt/2016/02/o-cristianismo-apodreceu-alma-europeia.html

      Eliminar
  2. Nunca ninguém disse que todo o Cristianismo é uma cópia do Paganismo. Mas que este usurpou uma larga quantidade de feriados, santos e tradições religiosas aos pagãos, lá isso usurpou.

    OBVIO QUE NÃO É COPIA O PAGANISMO NÃO DAVA O CU AO OUTRO

    ResponderEliminar
  3. OUTRO COMO TRIBO-RAÇA ETC FIQUE CLARO DIVERGE DO OUTRO COMO ELEMENTO INTRA TRIBAL A NIVEL DO INDIVIDUO

    ResponderEliminar
  4. POIS MUITOS TENTAM SOFISMAR AS DIMENSÕES

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...