quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Parece Que Não há Maneira Desta Gente Aprender




"O Socialismo não deu errado. O Socialismo é errado." - Roger Scruton

Parece que não há maneira desta gente aprender. Há apenas algumas horas atrás, uma pessoa que tenho em bastante estima dizia-me que o que fazia falta a Portugal era "uma economia de direcção central".

Quando caridosamente lhe citei então os exemplos de grande "sucesso" que são as economias de direcção central como Cuba, a Coreia do Norte e em larga medida a Venezuela, a resposta dele foi que "essas não funcionam porque não são suficientemente bem geridas"!

Ora, ouvir coisas destas sabendo-se o que se sabe hoje sobre o desastre anunciado que são todas as economias de direcção central, não só arrepia, como me faz ter a certeza absoluta de que na maioria das escolas portuguesas só se propaga a ignorância e o erro desde há pelo menos quatro décadas a esta parte, isto no que diz respeito ao ensino de noções básicas de economia (sobre o que se passa com o ensino da história já nem falo, pois não vale a pena...).

É possível que no futuro esta mentalidade conduza a novas "experiências socialistas" que como já sabemos, estão condenados ao fracasso total, porque o modo de produção socialista nunca funcionou, nem vai funcionar em lado algum. Talvez neste aspecto Marian Tupy tenha razão quando afirma que «
olhando para o futuro, é seguro prever que mais países irão se recusar a aprender com a história e irão adotar novamente políticas socialistas, ainda que talvez sob outra roupagem e sob outro rótulo. Pior ainda: estou igualmente certo de que, quando isso novamente ocorrer, haverá "idiotas úteis" — para utilizar as palavras de Lenin — como David Sirota, que irão cantar as glórias do socialismo até o momento em que tal país se afundar no mais profundo colapso.  E, após o colapso, esses nobres palpiteiros irão simplesmente tirar o time de campo, ignorar tudo o que escreveram, e passarão a parolar eloquentemente sobre outros assuntos.»

João José Horta Nobre
31 de Agosto de 2016

5 comentários:

  1. CARO JOSÉ

    SEM DUVIDA, CONCORDO COM TUDO O QUE DISSE.
    A BOMBA VAI ESTOURAR JÁ EM SETEMBRO, QUANDO A AGENCIA DE RATING DO CANADÁ, NOS ATIRAR AO LIXO.
    COMO SABE, ASSIM QUE ISTO ACONTECER, O BCE, POR FORÇA DA LEI, NÃO PODERÁ MAIS FINANCIAR A DÍVIDA PÚBLICA DE PORTUGAL, A ASSIM VIRÁ OUTRA TROIKA, E MAIS 5 ANOS DE CHUMBO.
    CLARO QUE A MAIORIA DO ZÉ POVINHO VAI ACHAR ISTO ABSURDO, E INJUSTO.
    MAS NÃO APRENDEMOS MESMO........ PORTANTO, CAMINHAMOS ALEGREMENTE PARA O ABISMO.
    ABRAÇOS.

    RAMIRO LOPES ANDRADE

    ResponderEliminar
  2. Mas não se preocupem que a Onu (na figura daqueles "socialista" que fugiu do "pântano" para defender os "lamaçais" alheios) vai nos acudir. As Raízes Revolucionárias da ONU
    www.espada.eti.br/onu.asp
    26 de jan de 2006 - As mentes radicais que estão por trás da Nova Ordem Mundial criaram um projeto socialista e totalitário de abrangência global.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente,a própria Onu é um "vespeiro" de maçons e marxistas.Um dos resultados nefastos pode ser confirmado aqui http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2456

      Eliminar
  3. " a resposta dele foi que "essas não funcionam porque não são suficientemente bem geridas"!"

    Caro JJHN

    É melhor perguntar-lhe quem seria o gestor que haveria de gerir bem essas economias.

    De qualquer maneira é melhor tentar aferir bem o nível de insanidade dessa pessoa estimada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. «De qualquer maneira é melhor tentar aferir bem o nível de insanidade dessa pessoa estimada.»

      Não é insanidade, é pura e simples ignorância. Ele não percebe nada de economia, nem tem a mínima noção de como funciona uma economia, depois dá merda. O assustador mesmo é gente assim poder usufruir sequer do direito de voto...

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...